Yokogawa | Sistemas de Controle PLC e SDCD | PROSAFE – Sistema de Segurança
PROSAFE-RS.
Informações Gerais
O Primeiro Sistema Instrumentado Verdadeiramente Integrado na mesma rede de controle. Com o surgimento do ProSafe-RS acabou-se a necessidade de uma rede separada para controle e outra rede para segurança. O ProSafe-RS consegue integrar-se a rede de controle do NCS ou PCS de forma direta sem que haja interferência nos tráfegos de dados de segurança. Utiliza-se da rede de controle Vnet/IP, na qual trabalha de forma determinística e garante velocidade de 1 Gbps, fator essencial para sistemas de segurança.
Atinge classificação SIL 3 em modo não redundante e utiliza-se da redundância para somente aumentar a disponibilidade. Essa característica se dá devido a sua arquitetura diferenciada, o VMR (Versatile Modular Redundant), uma arquitetura relativamente nova que veio para estabelecer novos parâmetros em sistemas instrumentados de segurança.
Descrição
O ProSafe-RS tem um porte compacto, possibilitando colocar mais controladores e um menor espaço, além de sua modularidade que possibilita deixar o sistema redundante ou não mantendo sempre a classificação SIL 3.
Outra forte característica é que através do auxílio da ferramenta de gerenciamento de ativos da Yokogawa, PRM, é possível fazer a manutenção dos instrumentos de segurança sem a necessidade de utilizar um multiplexador Hart e com o mesmo gerenciamento de ativos é possível agendar testes parciais em válvulas de segurança para que diminua a incidência de paradas na plantas para manutenção, tal ferramenta se chama PST (Partial Stroke Test).